Pavilhão de Portugal – A ganhar vida!

No dia em que se assinala um ano para a comemoração do Dia de Portugal na Expo 2020 Dubai, a 14 de janeiro de 2022, o pavilhão português entra na fase final de acabamentos exteriores, sendo já possível antever a forma final do projeto apresentado publicamente há precisamente um ano.

O pavilhão apresenta uma localização privilegiada, no distrito da sustentabilidade, próximo do maior palco dedicado a eventos no exterior, o “Jubilee Park Stage”, preparado para acolher 15.000 espectadores.

O programa de arquitetura e a experiência expositiva desenvolvem-se em 3 pisos e respetivas áreas funcionais, “Apresentação”, “Acolhimento”, “Experiência” e “Relação”.

O visitante no piso térreo inicia a sua experiência nas zonas de “Apresentação” e “Acolhimento”, onde as áreas amplas e confortáveis, juntamente com a área protocolar e a loja, contíguas ao espaço público, convidam para um primeiro contacto com “Portugal – Um mundo num país” enquanto aguardam com curiosidade a próxima descoberta na área da “Experiência”.

É no primeiro piso que se inicia a viagem pela área da “Experiência”, na qual se desenvolve uma experiência contemplativa multi-sensorial centrada na dimensão humana, características e valores dos portugueses, destacando a diversidade, inclusão e oportunidade. Após um momento de transição o visitante tem acesso a três experiências com uma abordagem interativa aos temas Diversidade, onde a História e Cultura e a Hospitalidade e Turismo têm realce, Oportunidade, onde o Aeroespacial e o Empreendedorismo se destacam, e Sustentabilidade, onde a Economia Azul, Energias Renováveis e a Ciência têm palco.

No segundo piso na área da “Relação” promove-se a partilha do “lifestyle” português, numa complementaridade de espaços, Receção, Sala Multiusos dedicada a “business” fóruns, exposições temporárias e performances culturais, um Restaurante representativo da autenticidade e inovação que distingue a gastronomia portuguesa, sendo estabelecida a ligação ao Terraço exterior, com uma vista panorâmica para o recinto da Expo 2020 Dubai e para o “Jubilee Park”.

Nos próximos meses irá decorrer a montagem dos conteúdos expositivos e a preparação das operações, com o objetivo de receber calorosamente os milhares de visitantes, como habitualmente os portugueses sabem fazer.

Portugal – Um mundo num país.

Back to top