Falta um ano para o início da Expo 2020 Dubai!

A Expo 2020 Dubai é uma oportunidade imperdível para Portugal fazer parte das respostas necessárias a um mundo em mudança.

Daqui a um ano, uma Expo 2020 Dubai colaborativa e inovadora, estará posicionada para ajudar a moldar um futuro melhor, e Portugal está entusiasmado por fazer parte dele.

2020 trouxe consigo desafios que deixaram o mundo e a humanidade irrevogavelmente mudados. Mas daqui a um ano, quase 12 meses depois do inicialmente previsto, a Expo 2020 Dubai será a plataforma onde o mundo se reunirá novamente.

De 1 de Outubro de 2021 a 31 de Março de 2022, a Expo 2020 Dubai reunirá o mundo num espírito de solidariedade e otimismo – um fórum global que demonstrará e ampliará a necessidade e o desejo de uma mudança positiva.

A Expo 2020 Dubai será uma experiência única na vida – uma celebração de 6 meses de criatividade, inovação e humanismo. Será o momento para renovar a ambição de criar um mundo melhor, de descoberta da diversidade cultural mundial e uma oportunidade  para a diplomacia económica.

Ao mesmo tempo que lidamos com o impacto do COVID-19, o mundo enfrenta outros desafios, como a necessidade de garantir um futuro favorável ao clima, a oferta alimentar sustentável e a igualdade no acesso à educação, à digitalização e aos cuidados de saúde.

Este momento que o mundo atravessa reforça a importância do nosso encontro na Expo 2020 Dubai, palco ideal para mostrar que é possível pensar e agir em conjunto e responder a desafios globais. E Portugal, como sempre o fez ao longo da sua história, vai contribuir para que essa conexão prospere e se torne uma realidade no futuro.

O tema definido para a participação portuguesa na Expo 2020 Dubai – “Portugal – Um mundo num país” – é um manifesto de um propósito que nos move ao longo da nossa história, o de ligação e partilha na descoberta e no acolhimento.

No pavilhão de Portugal será possivel vivenciar o acolhimento que nos caracteriza, conhecer a nossa história e a ligação com esta zona do mundo, interagir com experiências imersivas com múltiplos conteúdos relacionados com os principais temas da participação portuguesa.

A Expo 2020 Dubai será um momento de reflexão coletiva. O futuro reclama respostas e atitudes. Vamos por isso partilhar o pensamento português, na nossa condição de pais seguro, acolhedor e inovador. E pretendemos faze-lo em português porque, citando o São Tomense, Almada Negreiros, “o idioma é a maior fortuna de um povo”.

Nós, e toda a comunidade da Expo 2020, estamos prontos. Trabalhámos arduamente para continuar os nossos preparativos ao longo da pandemia e garantir que aproveitamos a oportunidade para ajudar a moldar um mundo maior, trabalhando em conjunto com os organizadores e outros países participantes para alcançar um futuro melhor, mais forte e mais equitativo para todos. A nossa jornada continua. Se 2020 foi o ano em que o mundo quase parou, então 2021 deve ser o ano de uma aceleração universal sem precedentes para a conquista de metas globais urgentes, porque embora os prazos da Expo possam ter alterado, a nossa participação e objetivos partilhados permanecem firmemente inalterados.

Celso Guedes de Carvalho, Comissário-geral da Portugal Expo 2020 Dubai.

Back to top